Enxoval de bebê: Como Planejar e Economizar
Se você está esperando um bebê, provavelmente já pensou em como montar o enxoval dele. O enxoval de bebê é o conjunto de itens essenciais para o cuidado, o conforto e a higiene do recém-nascido, como roupas, fraldas, cobertores, toalhas, lençóis, mamadeiras, chupetas e muito mais.
Mas como saber o que comprar, quanto comprar e onde comprar? Neste post, vamos dar algumas dicas de como planejar e economizar no enxoval do seu bebê, sem deixar de lado a qualidade e a praticidade.
Como planejar o enxoval de bebê?
O primeiro passo para planejar o enxoval de bebê é fazer uma lista dos itens que você vai precisar. Você pode se basear em listas prontas que encontrará na internet, em livros ou em revistas especializadas, mas lembre-se de adaptá-las à sua realidade e às suas preferências.
Algumas questões que podem ajudar a definir a sua lista são:
- Qual é o sexo do bebê? Se você já sabe, pode escolher as cores e os modelos das roupas e dos acessórios de acordo com o gênero. Se não sabe ou prefere não saber, opte por cores neutras e peças unissex.
- Qual é a estação do ano em que o bebê vai nascer? Isso influencia na quantidade e no tipo de roupas que você vai comprar. Se for no verão, priorize peças leves, frescas e de algodão. Se for no inverno, invista em peças quentes, macias e de lã ou fleece.
- Qual é o tamanho do bebê? Não há uma regra exata para isso, pois cada bebê tem um ritmo de crescimento diferente. Mas uma dica é comprar poucas peças do tamanho RN (recém-nascido), que costumam servir até os 3 kg, e mais peças do tamanho P (pequeno), que servem até os 6 kg. Você também pode comprar algumas peças do tamanho M (médio), que servem até os 9 kg, para usar mais tarde.
- Qual é o seu orçamento? Antes de sair às compras, defina quanto você pode gastar no enxoval do seu bebê. Assim, você evita se endividar ou comprar coisas desnecessárias. Uma forma de economizar é pesquisar os preços em diferentes lojas, aproveitar as promoções e os descontos, e pedir ajuda aos familiares e aos amigos. Você também pode fazer um chá de bebê e pedir alguns itens da sua lista como presentes.
- Qual é o seu estilo de vida? O enxoval do seu bebê deve refletir as suas escolhas e as suas necessidades. Por exemplo, se você pretende amamentar exclusivamente no peito, não precisa comprar muitas mamadeiras ou fórmulas. Se você vai usar fraldas descartáveis, não precisa comprar fraldas de pano. Se você vai viajar muito com o bebê, precisa de uma mala adequada e de um carrinho leve e dobrável.
Como economizar no enxoval de bebê?
Além das dicas que já demos acima, existem outras formas de economizar no enxoval do seu bebê. Veja algumas delas:
- Compre peças versáteis e duráveis. Prefira roupas que possam ser usadas em várias ocasiões e que combinem entre si. Evite roupas muito elaboradas, com bordados, babados ou botões, que podem incomodar ou machucar o bebê. Escolha tecidos de boa qualidade, que resistam às lavagens e ao uso frequente.
- Compre peças usadas ou seminovas. Você pode encontrar peças em ótimo estado em brechós, bazares ou sites especializados. Muitas vezes, são peças que foram pouco usadas ou até mesmo nunca usadas pelos bebês anteriores. Você também pode pedir ou trocar peças com outras mães que tenham filhos mais velhos ou do mesmo tamanho que o seu.
- Compre peças fora da estação. Uma forma de economizar é comprar as roupas do seu bebê com antecedência e fora da estação em que ele vai nascer.
Gostou dessas dicas, para conferir nossos produtos e encontrar tudo o que você precisa para o enxoval do seu bebê, visite a nossa loja Makim importados.